Câmara realiza Sessão Solene e Homenageia o Sr Luiz Antelmo com entrega de Comenda.
A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira(29), uma Sessão Solene, onde homenageou o Sr Luiz Antelmo Silva Melo, com a Ortoga da Comenda Ângelo de Abreu, a ensigna maior do município de Olho d’Água das Flores, por ocasião da comemoração dos 70 anos de emancipação política deste município.
Presentes na sessão além dos parlamentares deste Poder Legislativo, várias autoridades políticas representando os Poderes Constituídos deste município, além representantes da sociedade civil e organizada deste município, que com suas presenças lotaram o `lenário
Quanto a homenagem ao Sr. Luiz Antelmo, a mesma se deu em razão de um solicitação do vereador Clemens Machado, o qual apresentou um Projeto de Resolução, sendo aprovado por unanimidade pelos parlamentares desta Casa Legislativa.
Luiz Antelmo Silva Melo nasceu em Olho D’Água das Flores em 11 de fevereiro de 1943, filho de Juvenal Abreu Melo e de Maria Augusta Silva Melo.
Passou sua infância em Olho d’Água das Flores e as 10 anos foi morar com seu Tio Domício em Santana do Ipanema, depois foi estudar em um colégio interno em Garanhuns.
Aos 12 anos foi com seu Tio Gregório para o Rio de Janeiro estudar interno no Colégio Pedro II. Foi lá também que ele cursou Agronomia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ onde se formou em 1967.
Logo após sua formatura, recebeu um convite para trabalhar em Roraima, e lá foi Secretário de Produção Rural do Estado.
Mudou-se para Manaus trabalhou na EMATER e depois foi convidado para ser um dos fundadores da EMBRAPA da Amazônia Ocidental (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), onde atuou por mais de 30 anos e por três vezes teve a oportunidade de exercer a presidência. Quando assumiu pela primeira vez a presidência, pediu para trocar o mapa do Brasil que tinha em sua sala, pois não tinha a cidade de Olho D’Água das Flores e fazia questão de mostrar pra todos a sua cidade natal no novo mapa.
Foi figura principal na captação junto ao banco mundial, de recursos internacionais para a ampliação da EMBRAPA na Amazônia ocidental, ficando inclusive amigo pessoal do presidente do banco a época.
Também foi sub-secretário de Produção Rural do Estado do Amazonas e formou-se Mestre em Ecologia no INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
Com suas pesquisas na EMBRAPA se tornou referência no Brasil, quando se refere a produção de peixe em cativeiro, com várias publicações e trabalhos científicos, ajudando a economia da Região Norte, a potencializar essa atividade sustentável reduzindo o déficit de oferta do consumo de peixe na região. Hoje o Amazonas é um dos principais produtores de peixe em cativeiro com baixo custo no Brasil, graças a trabalho pioneiro desenvolvido na Embrapa, liderado pelo pesquisador Luiz Antelmo.
O Amazonas foi o estado que ele escolheu para exercer sua carreira e também para formar sua família. Em 1978 casou-se com a senhora Elizabeth Celina Mêne Melo e com ela teve seus 3 filhos: Thaís, Telmo e Túlio.
Aos 54 ficou viúvo e desde então tem sido pai e mãe de seus filhos.
Hoje aos 80 anos, aposentado, continua morando em Manaus com seus filhos e 7 netos, mas nunca esqueceu da sua amada Olho D’ Água das Flores, que ele sempre fez questão de exaltar por onde passou.
Ele saiu de Olho D’Água das Flores há 68 anos, mas Olho D’Água nunca saiu dele!